Escovas de dentes
Quão sustentáveis são as nossas escovas de dentes?
A escova de dentes é um dos dispositivos de saúde mais recomendado e utilizado no mundo. É importante conhecermos o impacto ambiental deste dispositivo e sabermos qual a opção mais sustentável.
Foi estudado o impacto ambiental de quatro tipos diferentes de escovas de dentes: manual de plástico, manual de bambu, manual de plástico com cabeça substituível (em bioplástico) e elétrica. Foram consideradas todas as etapas de vida do produto, incluindo materiais, fabrico, transporte, uso pelo consumidor e descarte.
Avaliação do impacto das etapas de vida do produto.
Fonte: Lyne A, Ashley P, Saget S, Porto Costa M, Underwood B. Duane B. Combining evidence-based healthcare with environmental sustainability: using the toothbrush as a model. British Dental Journal. 2020; 229(5).
Os resultados concluíram que a escova de dentes elétrica teve o maior impacto ambiental. Atualmente não há evidências de que o uso de escovas elétricas reduza a incidência de cárie dentária ou doença periodontal, mesmo sendo mais eficaz na redução dos níveis de placa bacteriana.
Análise da contribuição das etapas de vida de cada tipo de escova.
Fonte: Lyne A, Ashley P, Saget S, Porto Costa M, Underwood B. Duane B. Combining evidence-based healthcare with environmental sustainability: using the toothbrush as a model. British Dental Journal. 2020; 229(5).
A escova manual com cabeça substituível e a escova de bambu tiveram o menor impacto em todas as categorias. Os resultados também nos mostram como cada etapa do ciclo de vida contribuiu para o impacto. Em relação à escova de dentes de plástico manual e à de cabeça substituível, os materiais tiveram um maior contributo, enquanto que para a escova de dentes elétrica foi o transporte e para a escova de dentes de bambu foi o uso do consumidor.
Várias suposições e exclusões tiveram que ser feitas para produzir o conjunto de dados da escova de dentes de bambu, pois não haviam dados disponíveis para esta matéria-prima. Assume-se que o cultivo de bambu seja neutro em carbono, pois os ecossistemas de bambu absorvem o dióxido de carbono, no entanto, uma exigência crescente deste material pode, no futuro, levar a modificações no ecossistema e o cultivo de bambu pode tornar-se uma fonte de dióxido de carbono (gás de efeito de estufa, que contribui para o aquecimento global).
Apesar de existirem limitações neste estudo, podemos concluir que as escovas de dentes mais sustentáveis são a escova manual de bambu e escova manual com cabeça substituível em bioplástico. No entanto, na minha opinião como médica dentista, as escovas de dentes em bambu não são recomendadas, uma vez que não possuem uma superfície lisa para fácil higienização, mas sim uma superfície rugosa que favorece a acumulação bacteriana.
Referências:
Lyne A, Ashley P, Saget S, Porto Costa M, Underwood B. Duane B. Combining evidence-based healthcare with environmental sustainability: using the toothbrush as a model. British Dental Journal. 2020; 229(5).
Yaacob M, Worthington HV, Deacon SA, Deery C, Walmsley AD, Robinson PG, Glenny AM. Powered versus manual toothbrushing for oral health. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2014; (6) Art. No.: CD002281.