Economizar água durante a escovagem

Costuma molhar a escova de dentes ou o dentífrico antes da escovagem? Se o faz, por hábito ou com o intuito de humidificar a cavidade oral e produzir mais espuma, é importante perceber que não o deve fazer.

Ao adicionar água ao dentífrico vai fazer com que o produto fique mais diluído e produza mais espuma e, embora pense que uma maior quantidade de espuma reflete uma melhor escovação, não é o que se verifica. Muita espuma diminui o atrito da escova com a superfície do dente, o que prejudica a escovagem e dificulta a sua visualização. Esta adição faz com que o dentífrico altere a sua constituição original e, possivelmente, não realize a sua função do mesmo modo. O mesmo acontece quando é adicionada água ao colutório para evitar a sensação de ardência na cavidade oral.

O indicado é colocar a quantidade recomendada de dentífrico nas cerdas, que corresponde ao tamanho de uma ervilha (colocação na transversal das cerdas, em vez de longitudinal), ou colocar na cavidade oral uma dose de dentífrico sólido e não molhar a escova nem o dentífrico. A saliva é suficiente para promover a quantidade indicada de espuma para uma correta escovação. Posto isto, entendemos que não há a necessidade de abrir a torneira no início da escovação, nem durante a mesma. É apenas necessária uma menor quantidade de água, no final da escovação, para limpar a escova, as cerdas e o lavatório.

Ainda existe mais um hábito durante a escovação que desperdiça água e não é o mais aconselhado para a saúde oral. Depois de escovar os dentes bochecha com água? Ou com um colutório? O correto é cuspir apenas o excesso de dentífrico. Desta forma o flúor vai continuar em contacto com os seus dentes, atuando de forma protetora e reparadora. Pode e deve usar o colutório quando não conseguir escovar os dentes, ou em situações específicas, indicado pelo seu médico dentista.

Deste modo estará a economizar 90 copos de água diariamente e, se conseguir, transmita esta mensagem à sua família e amigos, só em Portugal desperdiçamos quase mil milhões de copos de água limpa e possivelmente potável todos os dias, apenas durante a escovagem.

Anterior
Anterior

Escovas de dentes

Próximo
Próximo

Produtos de higiene oral