Novo projeto da FDI: Sustentabilidade em Medicina Dentária
A FDI World Dental Federation (FDI) lançou uma nova iniciativa, com o compromisso de quatro parceiros fundadores - Colgate, Dentsply-Sirona, GSK Consumer Healthcare e TePe - para liderar a responsabilidade pela sustentabilidade em medicina dentária.
Nos próximos dois anos, a FDI trabalhará em colaboração com os seus parceiros e outras partes interessadas para mapear estratégias e implementar soluções para ajudar a reduzir o impacto ambiental da medicina dentária e da indústria médico-dentária. O trabalho levará à publicação de um Código de Prática de Sustentabilidade do FDI que fornecerá diretrizes e objetivos para alcançar um procedimento de compra e fornecimento sustentável, que será assinado por cossignatários em toda a cadeia de fornecimento.
A sustentabilidade ambiental em medicina dentária é multifacetada. Emissões de CO2, uso de plásticos, produção de resíduos, entre outros, são os maiores desafios, a todos os níveis, da cadeia de fornecimento de recursos médico-dentários, bem como na prestação de cuidados. Reduzir o impacto ambiental da profissão exigirá ação e colaboração de muitos atores diferentes. Os quatro sócios fundadores fazem parte de uma abordagem pró-ativa para enfrentar essas ameaças ambientais e desenvolver soluções combinadas e de longo alcance.
O projeto também irá equipar os dentistas e as suas equipas com um conjunto de ferramentas e recursos para os ajudar a melhorar a sustentabilidade das suas práticas clínicas, enquanto informa o público em geral sobre seu papel na sustentabilidade em medicina dentária por meio da melhoria da saúde oral e da tomada de decisões informadas.
“Estou muito feliz em testemunhar o projeto de Sustentabilidade em Medicina Dentária da FDI evoluir para esta iniciativa de vários parceiros de alto calibre para atingir as nossas metas de sustentabilidade para a profissão médico-dentária”, disse o presidente da FDI, Dr. Gerhard K. Seeberger. “O início humilde do projeto como uma forma de incentivar os profissionais de saúde oral e consultórios a ‘ pensar verde ’ está agora a entrar numa fase de colaboração, ação e resultados reais.”
Os quatro sócios fundadores fizeram as suas observações após o lançamento da iniciativa:
“Como líder mundial em higiene oral com foco na construção de marcas com objetivos específicos, estamos entusiasmados em ajudar a moldar a iniciativa FDI Sustainability in Dentistry”, disse Ann Tracy, diretora de sustentabilidade da Colgate. “Estamos a reimaginar um futuro mais saudável e sustentável para todas as pessoas, animais de estimação e planeta.”
“A GSK Consumer Healthcare está a lutar para erradicar os problemas de saúde oral evitáveis e a trabalhar para capacitar os dentistas e o público em geral para um atendimento médico-dentário melhor e mais sustentável”, disse Sarah McDonald, vice-presidente de sustentabilidade da GSK Consumer Healthcare.“ Esta parceria apoia isso e o nosso compromisso de lidar com as barreiras ambientais à saúde; porque as pessoas só podem ser saudáveis num planeta saudável. ”
“Na Dentsply Sirona, estamos extremamente orgulhosos de sermos um membro fundador da nova parceria intersetorial de Sustentabilidade em Medicina Dentária com a FDI”, disse o CEO Don Casey da Dentsply Sirona. “A nossa missão como empresa é melhorar a saúde oral em todo o mundo e a sustentabilidade é o ponto central da nossa estratégia. Estamos empenhados em ajudar a criar um mundo mais sustentável para as gerações futuras e esperamos o progresso que seremos capazes de alcançar com esta iniciativa histórica. ”
“Estamos muito contentes por fazer parte da iniciativa de Sustentabilidade em Medicina Dentária”, disse Helena Ossmer Thedius, Diretora de Marketing e Inovação da TePe.“ Queremos contribuir para um desenvolvimento positivo e uma sociedade mais sustentável. Trabalhar em busca de soluções sustentáveis e circulares dentro da medicina dentária é uma missão importante e acreditamos que, para ter sucesso e causar um impacto real, precisamos de colaborar ”.
Sobre a FDI World Dental Federation
A FDI é o principal órgão representativo de mais de um milhão de dentistas em todo o mundo, com uma visão de liderar o mundo para a saúde oral ideal. Os seus membros incluem cerca de 200 associações membros e grupos especializados em mais de 130 países.
Sobre o projeto Sustentabilidade em Medicina Dentária
O projeto de Sustentabilidade em Medicina Dentária da FDI foi estabelecido para motivar e inspirar o compromisso de reduzir a pegada de CO2 coletiva da medicina dentária, visando médicos dentistas, pacientes e os próprios fornecedores. O projeto produzirá um conjunto de ferramentas e recursos para que a prática clínica médico-dentária e os pacientes sejam ambientalmente mais sustentáveis. Por meio da colaboração de várias partes interessadas, o projeto desenvolverá uma Declaração de Consenso que irá descrever os impactos ambientais da medicina dentária. Isso servirá de base para o Consensus Summit e para o Código de Boas Práticas resultante, que fornecerá diretrizes e objetivos para alcançar um procedimento de aquisição e fornecimento sustentável. Será assinado por cossignatários em toda a cadeia de abastecimento. Novos signatários serão incentivados a assinar o documento e se comprometer com um futuro mais sustentável.
[2021 MAI 05] Disponível em: https://www.fdiworlddental.org/fdi-world-dental-federation-sustainability-dentistry-initiative-unites-eco-conscious-dental