O que é a Medicina Dentária Sustentável?
As consequências das práticas humanas no planeta tornam-se cada dia mais evidentes. O aquecimento global induz alterações climáticas que causam verões mais secos com ondas de calor e invernos com maior precipitação e inundações. Todas estas alterações levam à extinção de espécies e remapeamento do planeta, contribuindo para um desequilíbrio dos ecossistemas.
A medicina dentária é uma profissão que contribui em muito com resíduos poluentes, consumo de água e energia bastante elevados e enorme desperdício de materiais descartáveis. Por estas razões, constitui uma ameaça para o meio ambiente e revela a necessidade desta prática clínica ser ambientalmente sensível e direcionada para a sustentabilidade. Podemos definir Medicina Dentária Sustentável como uma abordagem alternativa à Medicina Dentária Convencional, que reduz o impacto ambiental das suas práticas, mantendo o nível de consumo de recursos em harmonia com a economia da natureza, salvaguardando o ambiente externo através da redução de resíduos e promovendo o bem-estar de todos aqueles no ambiente clínico, mantendo os produtos químicos fora do ar respirável.
A medicina dentária sustentável, para além de ser mais segura para a saúde dos pacientes, da equipa médico-dentária e para o ambiente, já demonstrou ser economicamente viável. Como é um conceito emergente é necessária a sua promoção e divulgação.
Apresenta como limitação o maior risco de contágio e contaminação se não forem tidos todos os cuidados necessários para a devida esterilização dos dispositivos médicos reutilizáveis e para a correta desinfeção de equipamentos de proteção individual e materiais dentários, também reutilizáveis. O grande risco de contágio, na atual pandemia do coronavírus (COVID19), levou a uma exigência muito elevada de equipamentos, que obrigou a uma reflexão sobre o uso de material descartável. A reutilização de equipamentos de proteção individual e dispositivos médicos começa a ser valorizada e será, seguramente, uma prioridade estratégica. Esta nova realidade irá certamente contribuir com métodos mais eficazes de uso, desinfeção e reutilização de materiais.