Programa de esterilização mais sustentável

Um programa de esterilização mais sustentável deve ser implementado. As mangas do autoclave podem ser recicladas, separando a folha de plástico da de papel, desde que não tenham contactado com fluídos corporais. No entanto, é possível gerir de forma mais sustentável o material não reutilizável e resultante do processo de esterilização.

Neste programa de esterilização, estando as caixas de instrumentos desinfetadas, elas são embrulhadas em campos cirúrgicos de algodão ou toalhas de bloco operatório de algodão. Se escolher toalhas de bloco operatório, a caixa embrulhada é colocada numa manga do autoclave, e os instrumentos e a toalha são esterilizados juntos. A manga garante que as microfibras das toalhas não danificam o autoclave. As toalhas ou os campos cirúrgicos podem ser usados para babetes do paciente e/ou campos de trabalho. Após cada utilização, as toalhas ou os campos cirúrgicos são lavados em máquinas de lavar energeticamente eficientes antes de serem esterilizadas no autoclave. A manga usada é então separada e reciclada.

As mangas do autoclave têm na sua constituição uma folha de papel e uma de plástico. A produção da folha de papel tem um grande impacto no planeta e a folha de plástico tem como constituintes dois tipos de polímeros (poliéster e polipropileno), o que dificulta a sua reciclagem. Embora seja possível reciclar as mangas, estas são menos sustentáveis do que as folhas de esterilização. Também o uso de toalhas de bloco operatório é menos sustentável do que o uso de campos cirúrgicos, uma vez que os campos cirúrgicos não precisam de ser envolvidos pelas mangas para esterilizarem em segurança no autoclave.

Não optando pela utilização das toalhas de bloco operatório ou campos cirúrgicos para babetes de pacientes podemos usar folhas de esterilização. As folhas de esterilização podem também ser usadas para campos de trabalho, juntamente com um tabuleiros metálicos. Assim não teríamos gastos adicionais com os campos de trabalho e é possível reciclar toda a folha de esterilização, pois são feitas de não tecido, 100% polipropileno (PP), um plástico reciclável.

Os babetes e campos de trabalho convencionais são compostos por uma mistura de plástico e papel e não são recicláveis. Na impossibilidade de colocar algum material em caixas metálicas, as bolsas de esterilização de papel podem ser uma opção.

Anterior
Anterior

Produtos de higiene oral